terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Princípio fundamental da Inércia

O princípio fundamental da inércia diz que o movimento de um ponto material que não está submetido a nenhuma força ou a resultante de forças é nula, é um movimento retilíneo uniforme ou ausência de movimento. Este também é chamado de Primeira Lei de Newton (Conhecida também como Lei da inércia). Antes de se fazer um estudo das leis de Newton, é necessário que se entenda o conceito de equilíbrio.

O Princípio fundamental da dinâmica

O princípio fundamental da dinâmica enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento de um ponto material é igual à soma das forças aplicadas neste ponto. Este princípio é chamado também de Segunda Lei de Newton.

O Princípio fundamental da ação e da reação

O princípio da ação e reação afirma que se um determinado ponto material denominado “A” exerce uma força sobre um outro ponto material denominado “B”. Então o ponto material “B” , exercerá sobre o ponto material “A” uma força igual, porém oposta. A este princípio chamamos de Terceira Lei de Newton (Conhecida também como Lei da ação e reação)

As leis da dinâmica

O princípio fundamental da inércia e o princípio fundamental da dinâmica são exatos em certos referenciais galileanos. O princípio fundamental da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e o princípio fundamental de ação e reação, são válidos tanto na mecânica clássica, quanto na mecânica relativística.

Na mecânica relativística porém, as leis da mecânica de Newton podem ser tratadas como um caso especial. Por exemplo, são consideradas verdadeiras se a velocidade do movimento do corpo estudado é muito menor do que a velocidade da luz.

A dinâmica então é a parte da física que estuda os movimentos e as suas causas.

Nenhum comentário: